quarta-feira, 5 de março de 2008

AIR BAG

O air bag é formado por um dispositivo que contém azida de sódio, NaN3. Este dispositivo está acoplado a um balão, que fica no painel do automóvel (usado também em algumas máquinas industriais e em robôs de pesquisa) que funciona de forma simples: quando o carro sofre um grande impacto vários sensores dispostos em partes estratégicas do veiculo (Frontal, Traseiro, Lateral Direito e Lateral Esquerdo) são acionados emitindo assim sinais para uma unidade de controle que por sua vez checa qual sensor foi atingido e assim aciona o airbag mais adequado.

Decomposição do NaN3:

2NaN3(s)* + O(s)→ 3N2(g) + Na2O(s)

A reação inicial consiste na decomposição do NaN3 em N2 e Na. (2) Como o sódio metálico é muito reativo precisa ser inativado, o que é feito através de reação secundária com KNO3, cujos produtos são Na2O, K2O e N2. Finalmente, esses óxidos entram em contato com sílica (SiO2), formando silicatos alcalinos (um tipo de vidro) que não oferecem riscos às pessoas ou ao ambiente.


Alguns centésimos de segundo depois, o air bag está completamente inflado, salvando vidas.

Atualmente existem modelos que calculam a severidade do impacto e calculam a intensidade que o Airbag deve inflar. Para evitar o sufocamento o Airbag vai perdendo pressão após o acionamento.

Deve-se evitar fumar enquanto se está dirigindo. Se o airbag inflar e atingir o cigarro enquanto ele estiver na boca, a pessoa poderá correr risco de morte, mesmo se o impacto for moderado.

O aumento do uso de airbags de fato tornou mais perigoso o trabalho de bombeiros , equipes médicas e policiais. Os airbags podem detonar um longo período depois da colisão inicial, lesando ou até mesmo matando as equipes de resgate que estão dentro do carro. A adição de airbags de impacto lateral nos carros reduziu o número de locais nos quais as equipes de resgate podem utilizar o alicate hidráulico ou outra ferramenta de corte semelhante para remover o teto ou portas do carro com segurança. Cada socorrista deve ser treinado corretamente para desativar os airbags com segurança ou estar consciente dos riscos em potencial. Remover a bateria do carro pode ser uma boa precaução.

Capacete com air bag para motociclistas é anunciado

O primeiro capacete equipado com airbag para motociclistas, um produto de segurança que parecia impossível devido às complicações técnicas que oferecia, enfim chegará ao mercado por obra da APC Systems, uma empresa de Barcelona. Depois de mais de três anos de trabalho e de investimentos próximos de 1,5 milhão de euros, acompanhados por numerosos testes e provas de homologação, o capacete pode ser colocado à venda na Espanha no começo de 2008, de acordo com seus criadores.

O dispositivo APC (airbag protetor cervical) fica instalado ao lado da bateria da motocicleta. Em caso de acidente ou colisão, o aparelho emite um sinal de rádio que aciona o dispositivo de disparo do airbag que o motociclista leva incorporado ao capacete. O airbag, ativado, protege a região cervical do motociclista. Os inventores do novo produto garantem que, da colisão ao acionamento do airbag, o tempo é de apenas 15 centésimos de segundo. "Menos tempo do que demoramos para piscar", garante Francisco Vera, diretor técnico da empresa.

A peça desenvolvida pela equipe da APC é o dispositivo instalado na bateria da motocicleta para a emissão do sinal, que até agora representava o principal obstáculo a tentativas anteriores de produzir um capacete com airbag. "O que conseguimos é que esse dispositivo seja como um cérebro capaz de emitir ordens", disse Jordi Aránega, gerente da APC. Os demais componentes, como o capacete, o airbag e o sistema que o infla, são fabricados por diferentes empresas européias e norte-americanas.

A idéia de melhorar a segurança dos motociclistas surgiu quatro anos atrás em uma conversa entre amigos. Devido à convicção de que seria possível desenvolver um bom produto, a APC Systems foi constituída por quatro sócios em 2004. A empresa investiu 1,5 milhões de euros no desenvolvimento de seu sistema, e até o momento estava se dedicando apenas a pesquisas. "Nós mesmos nos surpreendemos por ninguém ter tentado antes desenvolver um capacete que aumentasse a segurança do motociclista", diz Aránega, apontando que 65% dos acidentes de trânsito que acontecem em cidades tem uma motocicleta como um dos veículos implicados.

A projeção de faturamento da empresa de Barcelona é de 2,5 milhões de euros no primeiro. "Estamos certos de que começaremos a vender na Espanha, mas em curto prazo devemos estender nossas atividades ao resto da Europa", diz Aránega. Os responsáveis pela companhia ainda não estabeleceram o preço do novo capacete, mas asseguram que estará perto do cobrado "pelos produtos de boa qualidade".

A APC Systems está sediada no bairro de Poblenou, em Barcelona, e no momento tem seis funcionários. O projeto do grupo foi respaldado com empréstimos e subvenções pelo Cidem, Barcelona Activa e CDTI.

*NaN3 Azida de sódio, azida sódica, azeto de sódio, trinitrogeneto de sódio, ou trinitreto de sódio, é o composto químico com formula NaN3. Este sal incolor é um reagente comum em sítese orgânica , e é um componente em muitos sistemas de "air bag" em veículos.

Estrutura

Azida de sódio é um composto iônico . O grupo N3- é centrosimétrico com as distâncias N-N de 1.18 Å Azida de sódio é altamente solúvel em água . Tais soluções contém mínimas quantidades de azida de nitrogênio , como descrito pelo seguinte equilíbrio:

N3- + H2O \overrightarrow{\leftarrow} HN3 K = 10-4.6

Preparação

O método comum de síntese é o "processo Wislicenus", o qual procede-se em dois passos da amônia. No primeiro passo, a amônia é convertida a amida de sódio:

2 Na + 2 NH3 → 2 NaNH2 + H2

A amida de sódio é subsequentemente combinada com óxido nitroso.

2 NaNH2 + N2O → NaN3 + NaOH + NH3

Alternativamente o sal pode ser obtido pela reação de nitrato de sódio com amida de sódio.